POST DOSTĘPNY TAKŻE PO POLSKU
DISPONIBLE TAMBIÉN EN ESPAÑOL
POST AVAILABLE ALSO IN ENGLISH
Luxor, o que compreende antigo Karnak e Tebas, é um lugar que até hoje mostra o poder da civilização do Egito antigo. Às vezes é chamado o maior museu ao aberto do mundo. Há também muitos túmulos antigos e monumentos na margem oeste do Nilo.
A cidade está situada cerca de 650 kms do Cairo (pode-se chegar lá de comboio ou autocarro) e cerca de 300 kms de Hurghada (pode-se chegar de autocarro).
Decidimos ir para Luxor com uma agência de viagens. Custa mais ou menos o mesmo que uma viagem organizada por conta própria mas causa muito menos problemas. Além disso, as atrações de Luxor estão espalhadas por uma área relativamente grande.
Em Hurghada há muitas agências que oferecem uma excursão a Luxor; as opiniões na Internet dizem que o padrão dos serviços variam, por isso tem cuidado. Representantes das agências europeias desaconselham operadores locais, mas não deixá-los convencer-te a comprar uma excursão de eles. Enquanto em casa, temos decidido viajar a Luxor com LM Egypt, que tem opiniões muito boas. É gerada por Sayed, um egípcio que estudou na Polônia e fala polonês fluentemente. Oferece um pacote padrão: complexo do templo de Karnak, Colossos de Memnon, Vale Dos Reis, Templo de Hatshepsut, visita a talheres de papiro e de alabastro; preço inclui autocarro desde e para o hotel, almoço em Luxor (bebidas pagas adicionalmente), atravesso pelo Nilo de barco e um guia quem fala polonês.
Pagamos $59 por pessoa; teríamos pago $80-90 no hotel.
Agência LM Egypt situa-se em Sakkala, em frente do disco Calypso (se ficas em Dahar, é melhor apanhar um mini-bus e perguntar se passa cerca do Calypso). O que é importante: o proprietário fala polonês por isso não há problema com a comunicação.
Site na Internet: www.lmegypt.com
tel. +2 011-2191-9090
*Templo em Luxor – no centro da cidade (diariamente 6.00-22.00; entrada: 40 LE).
*Templo de Amon-Ra em Karnak (diariamente 6.00-17.30; entrada: 65 LE) e os edifícios circundantes são os monumentos mais notáveis no Egito. Restos de 20 templos situam-se numa área de 25 ha; é o composto mais complexo de edifícios no Egito os cuais foram construídos durante centenas de anos. Foi o mais importante centro religioso e intelectual do mundo antigo durante muitos séculos.
*Tebas – na margem oeste do Nilo, pode-se chegar lá de ferry dum cais em frente ao templo de Luxor.
Um modelo do templo de Karnak |
O templo de Karnak |
O templo de Karnak |
É difícil enumerar todas as atrações das antigas Tebas. Para visitá-los todas precisava-se, provavelmente, de vários dias. Os mais conhecidos são: Colossos de Memnon, Vale dos Reis, Vale das Rainhas, Vale dos Nobres, muitos templos, entre os quais o mais famoso é o templo de Hatshepsut.
No século XVI faraós começaram a construir suas tumbas em rochas. Depois dum enterro foram simplesmente inundadas. Isso fazia-as mais difíceis de encontrar por ladrões. Foi tão eficaz que mesmo hoje nem todos foram encontradas.
Só alguns túmulos no Vale dos Reis estão abertos ao público; diariamente 6.00-17.00; entrada: 80 LE, um bilhete dá o direito de entrar toda a área e visitar três túmulos de tua escolha. Entramos túmulos de Ramsés I, Ramsés IV e Amenhotep II. Paga-se separadamente para visitar o túmulo de Tutankhamon: 80 LE (a maioria das coisas que ficavam aqui sãa agora expostos no Museu Egípcio no Cairo).
Colossos de Memnon |
O templo de Hatshepsut |
No templo de Hatshepsut |