POST DOSTĘPNY TAKŻE PO POLSKU
DISPONIBLE TAMBÉN EN ESPAÑOL
TEXT AVAILABLE ALSO IN ENGLISH
As pirâmides ficam situadas a cerca de 10 quilômetros do centro do Cairo, na periferia noroeste. Chegar aqui é mais difícil do que temos pensado. Mesmo no guichê no terminal de autocarros perto da praça Tahrir nos dão números vários de autocarros. Mas no final, somos bem sucedidos. Bilhete simples custa 1 LE, de modo que não faz sentido pagar caro por uma viagem organizada por uma agência, nem apanhar táxi. A menos que não podes suportar a passar meia hora num autocarro. Também pode-se apanhar metro para a estação de Guiza em Pyramids Road e apanhar um mini-bus de lá.
As pirâmides são uma das sete maravilhas do mundo que mantêm-se até aos nossos dias. Bastante vasta área pode ser visitada diariamente de 8 a 16; entrada dentro das pirâmides é fechada de 12 e 13; é proibido entrar seu interior com uma câmera fotográfica o vídeo.
Cuidado com os trapaceiros, são realmente atrevidos! É melhor não prestar atenção a eles e ir diretamente para a um guichê. Então, com um bilhete na mão, mostra-o só ao funcionário uniformizado. De vez em quando uns jóvems aproximam-se dos turistas e apresentam-se como funcionários públicos, perguntam por um bilhete e querem fazer uma visita guiada - eles são trapaceiros comuns. Não é tão fácil de obter o bilhete de volta deles, tens de firmemente ameaçar chamar a polícia.
Esfinge na sombra da pirâmide de Quéops |
Pirâmide de Quéfren |
Os nossos amigos têm-nos dito que o interior das pirâmides não é interessante porque tudo o que foi encontrado lá (e não tinha sido roubado anteriormente) agora está exposto no Museu Egípcio. Decidimos visitar só a pirâmide Quéfren - por curiosidade. Na verdade, nada de interessante, mas acho que teriamos lamentado se não tivessemos entrado.
No entanto, graças à situação política não há tantos turistas aqui como de costume - podemos caminhar à sombra das pirâmides, tirar muitas fotos, sentar-mos perto da Esfinge e como milhares de pessoas antes de nós - imaginar o que ou quem representa...
Pode-se passar ao redor das pirâmides algumas horas, ou se quiseres podes ficar aqui um dia inteiro. Há algo mágico neste lugar, embora possa ser apenas a nossa consciência de que estamos num lugar onde há milhares de anos floresceu uma civilização bem desenvolvida.
Um momento de reflexão ao lado da Esfinge |